• Friday , 22 September 2017

Como podemos nos ajudar?

São muitas as associações, instituições e serviços dedicados aos transtornos mentais. Nem todas têm atividades dirigidas ao universo das crianças e adolescentes. No entanto, muitas delas são referência na disseminação de informações de credibilidade e oferecem atividades e serviços valiosos para quem precisa de ajuda.

Auxiliar na busca dessa rede e fazê-lo tornar parte dela é um dos nossos compromissos. Como não se trata de uma tarefa fácil mapear todas as iniciativas, fica o convite: mande um e-mail indicando entidades e lugares onde você encontrou aquilo que muito gente ainda procura.

Abrata – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos
www.abrata.org.br
A ABRATA é dedica a oferecer serviços e informações sobre transtornos afetivos. A associação reúne representantes de diversas universidades e mantém parcerias com os mais variados segmentos sociais e profissionais e  desenvolve múltiplas atividades, com recursos provenientes de contribuições dos associados, eventos de captação, parcerias e patrocínios de empresas. Oferece atendimento telefônico, eletrônico, tem grupos de apoio, além de distribuir material educativo gratuito, entre outros serviços.

ABDA – Associação Brasileira de Déficit de Atenção
http://www.tdah.org.br/
A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) é uma associação de pacientes, sem fins lucrativos, fundada em 1999, com o objetivo de disseminar informações baseadas em pesquisas científicas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Além disso, oferece suporte a pessoas com esse transtorno e a seus familiares por meio de grupos de apoio, atendimento telefônico e produção e publicação de conteúdos sobre o transtorno.

Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil
http://www.abenepi.com.br/
A Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil existe desde 1967. É uma sociedade de caráter científico, que apresenta entre as suas principais atribuições promover o progresso da Neuropsiquiatria Infantil por meio da realização de Congressos e Reuniões especializados, representar Neuropsiquiatria infantil junto às sociedades Internacionais congêneres e estimular a realização de pesquisas, cursos, seminários regionais relativos à especialidade.

ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria
http://www.abp.org.br/
A ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) foi fundada em 1966 e reúne mais de cinco  mil associados. Entre as suas principais finalidades estão congregar os médicos psiquiatras do país, com o objetivo geral de defesa e desenvolvimento profissional da categoria no terreno científico, ético, social e econômico, promover, contribuir para a elaboração da política de saúde mental e o aperfeiçoamento do sistema médico assistencial e orientar a população quanto aos problemas de assistência, preservação e recuperação da saúde mental.

Associação Brasileira de Transtorno Bipolar
http://www.abtb.org.br/
A Associação Brasileira de Transtorno Bipolar tem na sua missão, entre outros objetivos, criar uma rede de profissionais dedicados à saúde mental e que tenham interesse no estudo e tratamento de portadores de Transtorno Bipolar, estabelecer vínculos de colaboração em nível internacional com entidades congêneres e promover a conscientização da sociedade em geral quanto à existência e características do Transtorno Bipolar.
ASTOC – Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo Compulsivo
www.astoc.org.br
Atua junto aos familiares e portadores do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), caracterizado por obsessões e compulsões, e da Síndrome de Tourette (ST), caracterizada por tiques vocais e motores A associação oferece materiais informativos, orientações individuais ou em grupo e organização de reuniões de apoio e eventos educativos, além de atuar junto a profissionais da área de saúde organizando eventos científicos nacionais e internacionais com o intuito de facilitar o acesso a novos conhecimentos e incentivar a pesquisa em áreas prioritárias, a fim de trazer maior alívio aos portadores desses transtornos.

Protoc – Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo
http://www.protoc.com.br/
Projeto criado com o interesse depesquisar e tratar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e os transtornos a ele relacionados, dentre os quais a Síndrome de Tourette e o Transtorno Dismórfico Corporal. Grupo formado por psiquiatras, médicos, psicólogos, estudantes de medicina, biólogos, técnicos em saúde mental e outros profissionais interessados em pesquisar esses transtornos para ampliar os conhecimentos existentes nessa área.

Autismo e realidade
www.autismoerealidade.org
A Autismo e Realidade foi criada em 2010 por pais e profissionais. A ONG têm entre seus principais objetivos difundir conhecimento atualizado sobre o autismo, com campanhas e atividades direcionadas a motivar e orientar as famílias na sua busca por diagnóstico, tratamento, educação e inclusão social da pessoa com autismo, apoiar a formação e preparação de profissionais e instituições para trabalhar pela pessoa com autismo, além de estimular, apoiar e divulgar os estudos científicos. Oferece lista atualizada de rede de atendimento especializada e ferramentas de apoio  como guias para pais, escolas, além de instrumentos diagnósticos.

http://toctourette.blogspot.com.br/
Blog mantido pela psiquiatra Ana Hounie, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da universidade de São Paulo. Supervisora do ambulatório de TOC e Síndrome de Tourette na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Pesquisadora, tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.

Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
http://www.forumdca.org.br/
Garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Atualmente representa aproximadamente mil entidades, entre organizações filiadas, Fóruns e Frentes Estaduais (com suas ONGs filiadas).

Instituto Nacional da Ciência e Tecnologia – Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência
http://inpd.org.br/
Dedicado a pesquisa e produção de conhecimento na área de saúde mental da infância e adolescência a partir do referencial da psiquiatria do desenvolvimento. O Instituto tem entre seus principais objetivos desenvolver novos métodos de pesquisa e tecnologias para a prevenção dos transtornos mentais e capacitação de profissionais da saúde e educadores, além de criar novos pólos de geração de conhecimento e núcleos de excelência na área de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Brasil.

Projeto Cuca Legal
http://projetocucalegal.org.br/
O Cuca Legal é formado por uma equipe interdisciplinar ligada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) composta por educadores, psicopedagogos, neurocientistas, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras. Oferece informação e orientação sobre saúde mental para a família, adolescentes e educadores.

Projeto de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente
http://www.monitoredireitos.org.br/
O projeto, por meio de pesquisa e análise dos dados pretende mostrar os indicadores definidos a partir do enfoque de direitos, organizados em dimensões, a fim de avançar no monitoramento dos direitos e suas possíveis repercussões na avaliação das políticas públicas, do cumprimento a legislação e do investimento para que a garantia dos direitos da criança e do adolescente seja efetivada. 


Deixe um comentário